Pedra do Letreiro

Publicado por Gildazio em 27 outubro 2010


Pedra do Letreiro

     Um de nossos mais ricos tesouros históricos fica a menos de 4 km de Buriti dos Lopes, a Pedra do Letreiro (como assim ficou conhecida) é uma prova concreta de que no local onde hoje encontra-se nossa cidade já vivam povos primitivos, infelizmente por falta de estudos mais aprofundados  ainda não é preciso afirmar se esses antigos moradores eram pertencentes de tribos indígenas ou seres pré-históricos. O que se sabe de verdade é que “ela” faz parte de um importante complexo de sítios arqueológicos da região norte do estado do Piauí formado pelo Arco do Covão (Caxingó), Parque Nacional Sete Cidade (Piracuruca) e sítio arqueológico de Bom Princípio, todos eles são provas reais de que muito antes da chegada de nossos colonizadores a região já era habitada.
     Na pedra do Letreiro é possível verificar inúmeras pinturas rupestres ou parietais, elas possivelmente eram produzidas para representar situações vivenciadas no cotidiano de nossos ancestrais, costumavam utilizar tinturas com pigmentação avermelhada (ocre),  normalmente era comum que eles preenchessem o tempo vazio entre uma caçada e outra realizando tal atividade. Triste é constatar que muitos não sabem valorizar aquilo que possuem, boa porte do painel encontra-se depredada ou pichada pela ação de pessoas sem o devido senso de preservação.  

 

6 Replies para “Pedra do Letreiro”

  1. Avatar Barbara disse:

    Fiquei emocionada ao ler essa matéria, pois até então não imaginava que em minha cidade, que agora está tão distante de mim, possuia uma riqueza assim tão grandiosa. Obrigada Portal Buritiense !! vocês, conseguiram me fazer chorar.

    Barbara – Brasíla/DF

  2. Avatar netinho disse:

    Pedra do letreiro fiz muitos passeios lá, já no arco do Covão (belissímo)tive a oportunidade de ir uma vez em excursão com minha turma do ensino fundamental, excursão realizada pelo então profº Francisco Gildazio.

  3. Avatar IZAEL MIRANDA disse:

    PARABÉNS PELA INICIATIVA…
    é de com orgulho e muito admiração que acompanharei cada notícia nesse site!!!
    Os buritienses presivam de uma “vozes idependentes”… que não se prendem a “milícias”…
    Pedra do letreiro, é umas das maravilhas de nossa cidade!!! ai estão provas de que Buriti foi pauco de pré-históricos!!!
    show de bola!!!

  4. Avatar luiza lima disse:

    Realmente a nossa cidade tem esse tesouro do qual por descaso está se perdendo, falta atitude não só dos governantes mais nossa da população para que possamos salvar o que ainda podemos da Pedra do Letreiro , e como o comentário de acima do Netinho disse lembro bem que o Gildszio levou nossa turma para conhecer a Pedra do Letreiro e o Arco do Corvão espero que os os educadores valorizem esses patrimônios e que levem as novas gerações para conhecerem e valorizarem essas maravilhas que estão tão perto da gente.

  5. Avatar Bernardo José disse:

    Ate q em fim se deram conta dessa riqueza de nossa cidade,e q devemos proteger pras novas gerações, espero q as autoridade se conscientizem e procurem protege as poucas riquezas q ainda restam em nossa cidade

  6. Avatar Paulo Cesar disse:

    Parabens pela iniciativa, pois esse patrimonio buritiense está se perdendo, sendo degradado tanto pela ação do tempo, bem como frequantadores que não respeitam e valorizam nossos tesouros. tambem seria muito interessante que os professores fizessem mais visitas com intuito de incentivar seus alunos para a preservação desse bem precioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3732
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos