Conheca Nossa Historia

Publicado por Gildazio em 25 outubro 2010

 

HISTÓRIA DE BURITI DOS LOPES

 

        A primitiva povoação onde se encontra situada a atual cidade de Buriti dos Lopes, foi fundada acerca de 251 anos pelo português Francisco Lopes, seu primeiro habitante, o qual, aqui chegando, se estabelecera as margens do riacho Buriti, nome que lhe foi dado em decorrência dos buritizais nativos. Completou o topônimo o sobrenome “Lopes” do seu fundador. Francisco Lopes, querendo aproveitar a corrente do riacho e desenvolver naturalmente o plantio do arroz e outros cereais, mandou vir de Portugal pedras de cantaria para montagem de monjolo, as quais ainda ali se encontram, apresentando indícios de nunca terem sido utilizadas. Após o desaparecimento de Francisco Lopes, sucedeu-lhe na direção do povoado seu descendente Ângelo Antônio Lopes, que sempre mereceu a estima dos habitantes do lugar, morrendo em 1839, assassinado pelos rebeldes balaios. Contava 90 anos de idade quando foi morto na Fazenda Tinguis, de sua propriedade. Atacado de surpresa quando trabalhava numa farinhada, não teve tempo de reagir, morrendo abraçado ao crucifixo. Em virtude da morte de Ângelo Lopes, verificou pronta reação do povo e das autoridades, pois, no dia 31 de janeiro do mesmo ano, uma força mista de cavalaria e infantaria, sob o comando do prefeito de Parnaíba, tenente coronel José Francisco de Miranda Osório, atacou subitamente o grupo dos balaios que se encontrava estacionado no lugar denominado Barra do Longá, o qual, depois de fraca resistência, debandou desordenadamente, deixando em poder dos legalistas, 18 prisioneiros, 06 mortos um ferido, 20 cavalgaduras, 21 armas e toda sua bagagem. Como medida contra quaisquer outras investidas dos rebeldes a Buriti dos Lopes, ficou estacionada em sua sede uma força sob o comando do capital Mariano Castelo Branco, até o fim da Guerra dos Balaios. Foi contemporâneo de Ângelo Lopes, na direção do povoado, seu parente, o alferes José Lopes da Cruz, que fundou e construiu a capela de Nossa Senhora dos Remédios, hoje matriz da paróquia. Com o falecimento destes, assumiu a direção do povoado Luiz José Demétrio neto de José Lopes, que nasceu em 1783 e morreu em 27 de julho de 1866 sendo substituído por seus filhos Francisco Demétrio Castelo Branco, Epaminondas Demétrio Castelo Branco e também pelo coronel Manoel Rodrigues de Sampaio e capitão Mariano Lucas Leódido.

        O nome de Buriti dos Lopes conservou-se até 27 de junho de 1907, quando a Lei estadual nº 428 mudou para o de Vila do Baixo Longá, voltando novamente o primitivo topônimo, Buriti dos Lopes, por força da Lei nº 641, de 13 de julho de 1911. O povoado havia sido elevado a categoria de vila pela resolução estadual nº 15 de 02 de agosto de 1890, do então governador da província Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá. A Lei estadual nº 205, de 30 de junho de 1899, alterou os antigos limites entre Buriti dos Lopes e Parnaíba, estabelecendo uma nova linha tirada do riacho Rebentão, casa de Manoel Mendes à Fazenda Cadoz  e, desta, uma reta à Fazenda Mucambo, passando pelo Espírito Santo de Cima. Ainda pela referida lei nº 428, de 27 de junho de 1907, foi criada a comarca de Buriti dos Lopes e a ela anexada o distrito judiciário de Porto Alegre (atual Luzilândia), o qual ficou assim desmembrado da comarca de Barras, a que pertencia, e, por Lei estadual nº 595, de 1º de agosto de 1910, foi suprimida a comarca, passando o município de Buriti dos Lopes a pertencer novamente à comarca de Parnaíba, sua a invocação de Nossa Senhora dos Remédios, a Lei provincial nº 533, de 13 de junho de 1864, criou a paróquia de Buriti dos Lopes que foi canonicamente inaugurada, por provisão do Bispo Diocesano Dom Frei Luis da Conceição Saraiva, expedida em 16 de agosto de 1864 e instalada pelo seu primeiro pároco, padre José Raimundo Pereira de Freitas, nomeado por provisão de 16 de setembro do mesmo ano. Por Decreto nº 1279 de 26 de junho 1931, foi extinto o município de Buriti dos Lopes, ficando o seu território anexado ao de Parnaíba, até 04 de setembro de 1933, quando o decreto nº 1478 restaurou sua autonomia administrativa. A vila foi elevada a categoria de cidade pelo decreto estadual nº 147, de 31 de dezembro de 1938, conseqüente do Decreto Federal nº 311, de 02 de março do mesmo ano que deu normas gerais sobre a nova organização geral do país, inclusive, a de serem elevadas a fóruns de cidade todas as sedes municipais de categoria inferior.    

         A agencia postal foi instalada a 04 de outubro de 1844; a estação telefônica a 25 de março de 1923 e a iluminação elétrica no ano de 1950.

 

Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, XV Volume – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Rio de janeiro 1959.

 

(Realização:  Prof. Gildazio e Poeta Neném Calixta)

19 Replies para “Conheca Nossa Historia”

  1. Avatar Paulo disse:

    Gostaria de parabenizar aos idealizadores dessa importante ferramenta que vai me deixar um pouco mais perto de minha querida cidade.

    Palmas-To

  2. Avatar Jorge Urias by Cybelle Lima disse:

    É bom saber que existem pessoas em nossa cidade que valorizam a nossa cultura, nossa história. E mais ainda gratificante, saber que através das comunicações nossa Buriti dos Lopes e seus encantos percorerão o mundo “de tecla em teclas” atavés de nossos “burinautas”. Parabéns ao idealizador deste site. (conte conosco!)!

  3. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Brilhante a iniciativa de criação do site em que enaltece a nossa querida Buriti dos Lopes. A materia conhecendo a nossa história é muito oportuna para as novas gerações tenham conhecimento dos fatos históricos desta cidade. Temos certeza que seremos brindados com outros fatos de nossa história. Esta cidade é muito rica.

  4. Avatar nicinha disse:

    Gostei muito da iniciativa do site,temos que valorizar nossa história,nossas raízes…E saber das noticias também,isso é muito bom para nós que moramos em outras cidades!

    Parabéns!!!!

    nicinha fortaleza ce

  5. Avatar julio cesar disse:

    tbm parabenizo os idealizadores deste espaço para o povo de buriti dos lopes poderem se conectar com o mundo e principalmente com seus amigos e parentes de outras cidades!!
    mando a minha sugestão que coloquem um lugar para o povo poder mandar seus recados e informativos. assim fiarem mais sitonizados com este site. obgdo!!

  6. Avatar IVANILDO ARAÚJO disse:

    PARABÉNS AOS QUE TIVERAM ESSA INICIATIVA MARAVILHOSA,O SITE TÁ MUITO BONITO,COM CONTEÚDO MUITO BACANA,NÃO SÓ DIVULGANDO NOTICIAS MAS TAMBÉM APRESENTANDO NOSSA HISTÓRIA,E NOSSAS BELEZAS.
    PRA QUEM MORA FORA DE BURITI É MUITO DIFÍCIL COLHER NOTICIAS DO QUE ACONTECER NO COTIDIANO DA NOSSA CIDADE,E ESTE SITE ESTÁ SENDO PIONEIRO E DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS E DE NOSSA HISTÓRIA.
    PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O PORTAL BURITIENSE,E CONTINUEM SEMPRE ATUALIZANDO O SITE.

  7. Avatar Elves Val disse:

    Parabéns, é motivo de orgulho a criação desse espaço, pois Buriti dos lopes utrapassa suas fronteiras, se torna indescritivamente grande, o passado, presente e o futuro de nossa cidade a disposição de todos os buritienses e todas as pesoas do mundo, em qualquer lugar com apenas alguns clicks.

    Valeu!

  8. Avatar Planetanet / o mundo mais perto de vc disse:

    Brilhante a iniciativa de criação do site,temos que valorizar nossa história nossas raízes…
    parabenizo os idealizadores deste espaço para o povo de buriti dos lopes poderem se conectar com o mundo e principalmente com seus amigos e parentes de outras cidades!!

  9. Avatar Francisco de Assis Braga disse:

    A cada dia o homem manifesta novos talentos que estão adormecidos dentro de si.
    Quero parabenizar a equipe idealizadora e criadora do PORTAL BURITIENSE por conectar nossa QUERIDA BURITI com o mundo e com nossos irmãos que se encontram nos mais distantes lugares do Brasil e de nosso planeta, fazendo com que possam matar suas saudades.

  10. Avatar carlos rafael disse:

    como citou o francisco braga,estou mantando a saudade de nossa cidade,esse portal foi muito importante, para odesenvolvimento e conhecimento de nossa cidade buriti dos lopes.parabens pelo lindo trabalho

  11. Avatar Redimiro Júnior disse:

    É muito interessante olhar fotos antigas. É como se a gente entrasse em uma máquina do tempo. Aqui eu reconheço algumas coisas:o muro, portão do muro, degraus, o mastro (que realmente é tradição). Mas, estas quatro pessoas, quem são?

  12. Avatar Garcia Santos disse:

    Gostaria de sugerir a Equipe do Portal que criassem uma espécie de campanha com os amigos internautas, no sentido de buscar fotos e imagens que possam ajudá-los nesse maravilhoso trabalho que está sendo realizado. PARABÉNS !!!

    São Luis – MA.

  13. Avatar Genny Diniz disse:

    Diante das imagens, só vêm em minha mente uma palavra “Saudades” e em meus olhos duas lágrímas uma de alegria e outra esperança, quando o homem não esquece o seu passado ele está dando um grande passo para o seu e o nosso futuro. Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte. Das Chagas, sinto falta de seus comentários.

  14. Avatar Tiago sousa disse:

    Parabens… Otimo site.
    Buriti e realmente uma bela cidade,morei ai muitos anos mas atualmente vivo em sao paulo.
    Inclusive meu irmao e afilhado do jucelino val,muito conhecido ai em buriti.
    Abraços !!!!

  15. Avatar Manuela S. Lopes disse:

    quero parabenizar a pessoa q escreveu minha história,só porque sou Lopes quero q todo vcs secam fiéis pois só porque um e rico e outro pobre n signific q não possam ser amigo

  16. Avatar Gilberto Carvalho Damasceno disse:

    Como historiador afirmo:
    O PORTAL BURITIENSE, ao ser criado, não se tornou apenas um site; mas uma ampla JANELA ABERTA aos Brasileiros, e porque não dizer ao mundo, para que estes conheçam uma das mais belas histórias sobre uma tão apaixonante cidade.
    Apesar de morar no Rio de Janeiro, nunca neguei e jamais negarei as minhas raízes Buritienses, das quais tenho grande orgulho. Por isso retornarei em 2019, e com muita satisfação.
    Parabéns e que Deus abençoe os idealizadores do site.

  17. Avatar PEDRO PAULO CARVALHO LEÓDIDO disse:

    Excelente criação do sítio sobre nossa Buriti dos Lopes. Gostaria de lembrar aos nobres jornalistas que, entre os anos 1938 e dias atuais, houve muitos episódios na política na cidade, notadamente sobre os prefeitos que fizeram alguma coisa e outros que nada fizeram.

  18. Avatar RENATA PINTO ARAÚJO MACHADO disse:

    Fiquei imaginando aqui Buriti dos Lopes às escuras, sem energia elétrica até 1950. Parabéns e continuem escrevendo nossa história!

  19. Avatar Walter Lopes disse:

    Gostaria de saber mais detalhes dos descendentes de Francisco Lopes pois o meu avô Chamado Candido Lopes veio de buritis dos Lopes mais ou menos em 1885 chegando na cidade de Januária margem do rio São Francisco, com Título de Coronel da Guarda Nacional. A partir de Januária ele partiu com uma equipe para atual cidade de Buritis Minas Gerais,na época era uma pequena vila, onde se instalou, se casou constituiu uma grande família. Acreditamos que a vila de Buriti foi fundada com o nome originário de Buritis dos Lopes. Nada conhecemos sobre sua origem. Hoje Buritis é um municipio próspero com uma população de mais de 40.000 habitante. Eu sou engenheiro Eletônico formado na Universidade de Brasilia e sou neto do Coronel Candido Lopes e estou escrevendo um livro sobre o assunto. Atualmente moro na cidade de Goiânia Go

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3728
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
208
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos